O ano de 2020, ficará marcado na história, pelas mudanças abruptas ocorridas na vida social e econômica de toda a população mundial, por conta da pandemia da Covid-19, cujos reflexos foram irradiados para os mais diversos setores da sociedade organizada.
Na atividade empresarial não foi diferente, os reflexos da pandemia e do isolamento social impactaram sobremaneira, em maior ou menor intensidade a depender do ramo de atividades, gerando uma grande crise econômica nas empresas, que culminou com várias empresas e empresários encerrando suas atividades, mesmo que informalmente.
E diante da importância do papel desempenhado pela empresa na atualidade, os reflexos de sua crise acaba por irradiar efeitos por todo o meio social em que a atividade se encontra inserida, assim considerando seus sócios, colaboradores, fornecedores, os consumidores, o fisco e o próprio meio ambiente.
Com efeito, se a sua empresa passou por isso, aproveite o início de um novo ano, que sempre é momento motivador para os empreendedores, principalmente quando já se começa com uma notícia animadora, de que vários países já iniciaram a vacinação contra a Covid-19, situação que reforça a crença de que a pandemia está de passagem.
Nesse contexto, muitas empresas e empresários já começaram a se planejar para um período pós-covid, que mesmo na persistência de crises econômicas, todos esperam que seja mais próspero do que durante a pandemia.
E para isso, se apresenta relevante destacar, que as empresas que superaram a pandemia da Covid-19, que conseguiram se reinventar ou mesmo se manter no mercado, foram as que tiveram maior capacidade organizacional e estavam estruturadas para enfrentar alguma dificuldade, mesmo que seus sócios não tivessem se dado conta de que estavam.
Desde questões básicas da atividade empresarial, como a necessidade de obediência a conceitos contábeis, regras de reserva de caixa e capital de giro, controle de custos, ou até estrutura organizacional de governança corporativa, compliance e ações de responsabilidade social empresarial, são pontos que convergiram para que muitas empresas pudessem transpassar por 2020 e a pandemia, mantendo suas atividades.
No entanto, para um momento pós-pandemia, é importante que os empresários entendam a importância da atividade empresarial ser desenvolvida com profissionalismo, e com isso, buscar aplicar novos conceitos e comportamentos do mercado, capazes de pavimentar um caminho de continuidade.
Os espaços para atuação empresarial amadora estão diminuindo, o mercado é competitivo, os concorrentes estão se preparando, é preciso materializar os sonhos, estruturar juridicamente as empresas, desde a forma correta de constituição, com a elaboração de um contrato social capaz de respaldar os sócios, com regras claras de governança corporativa, códigos de ética, gestão de riscos trabalhistas, ambientas, é preciso considerar que fatores externos podem afetar sua atividade empresarial, como a logística, seu fornecedor, seu concorrente, seus consumidores.
É preciso planejar e estruturar a sua empresa.